É um equipamento utilizado para melhorar a capacidade auditiva e a habilidade de entender a fala, que funciona através da amplificação ideal das frequências de som que o paciente tem perda.
Duvidas Frequentes
- O que é Aparelho Auditivo?
-
- A Perda de Audição só Acontece em Pessoas Idosas?
-
Não! A perda auditiva acontece em qualquer idade, desde um bebê até um idoso, uma vez que pode ser causada por hereditariedade, problemas no parto, uso de medicamentos ototóxicos, exposição a ruídos, etc.
- Após o uso do Aparelho Auditivo, minha Audição volta ao Normal?
-
A perda de audição é irreversível, porém com o aparelho auditivo você ouvirá mais fácil, mais alto, e, principalmente, mais nítido. Usando um aparelho, seu ouvido será devidamente estimulado, permitindo que assim funcione da melhor forma possível, evitando a progressão da perda auditiva.
- Como é a adaptação ao Aparelho Auditivo?
-
A adaptação varia de paciente para paciente, porém ela é contínua e progressiva. No começo o paciente notará que a sua acuidade auditiva mudará. A percepção dos sons, de uma forma geral, ficará mais evidente, contudo, com o uso contínuo e o devido acompanhamento com a fonoaudióloga, o som ficará cada vez mais personalizado e prazeroso.
- Gostaria de usar o menor aparelho auditivo possível, o que fazer?
-
O paciente deve passar por uma avaliação auditiva com otorrinolaringologista e com o fonoaudiólogo para, através deles, ser indicado ao aparelho auditivo ideal à sua necessidade. Felizmente a tecnologia dos aparelhos auditivos avançou e, por isso, existem vários modelos. Hoje, para quase todos os tipos e grau de perda auditiva, conseguimos adaptar um aparelho bem discreto, uma vez que estão cada vez mais fortes, com mais recursos e com o tamanho menores.
- Quais os modelos de aparelhos auditivos?
-
São dois os tipos de aparelhos. Os retroauriculares, que são aqueles que ficam por trás do ouvido, e os intrauriculares, que são aqueles que ficam adaptados dentro do ouvido e que são feitos sob medida, de acordo com o molde do ouvido do paciente.
- Preciso ter dois aparelhos auditivos?
-
Dependerá de sua necessidade! Se você tiver perda auditiva bilateral, o uso de dois aparelhos é necessário. Assim o paciente melhorar a qualidade de som, a compreensão de fala e as suas habilidades auditivas. Sendo a perda unilateral, o uso também será unilateral.
- Com o aparelho auditivo, vou conseguir falar ao celular?
-
Depende do grau de perda auditiva. Atualmente a tecnologia permite que a maioria dos pacientes consiga se comunicar bem ao telefone.
- Eu sinto um zumbido no ouvido. Isso está relacionado à perda da audição?
-
O zumbido pode ter causa otológica, como pode ser sintoma de outro problema de saúde, como: disfunção temporomandibular, disfunção metabólica e maus hábitos alimentares. É importante procurar um otorrinolaringologista para investigar esse seu problema.
- Qual o preço de um aparelho auditivo?
-
Os preços dos aparelhos auditivos variam de acordo com a tecnologia e recursos que ele possui. Essa escolha precisa ser feita detalhadamente de acordo com as necessidades específicas do paciente. Aconselhamos que agende uma avaliação auditiva, na AUDIVIDA, para que a fonoaudióloga indique o aparelho que se adeque a sua necessidade.